Sistemas silvoaráveis no norte de França

Descrição do sistema

Desde 2006, sete projectos experimentais de sistemas silvoaráveis foram instalados na zona da Picardia no norte da França. No total, 100 ha foram plantados. A dimensão das parcelas varia entre os 5 ha e os 30 ha. Os sites estão localizados principalmente em solos argilosos e a densidade média das árvores varia entre 28 árvores por hectare e 110 árvores por hectare. Cada parcela tem uma grande variedade de espécies de árvores. A distância entre as linhas de árvore é em média de 30 m, mas varia entre 26 m e 50 m.

Reunião de stakeholders inicial

Na reunião com 15 stakeholders de 15 de Setembro 2014 (dos quais três eram agricultores) os aspectos positivos salientados foram os benefícios para a biodiversidade e habitats e uma série de questões ambientais. Os stakeholders estavam, de modo geral, convencidos do papel agro-ecológico dos sistemas agroflorestais. As questões negativas mais salientadas foram a complexidade do trabalho e questões relacionadas com a mecanização. Potenciais áreas-chave para investigação incluem os benefícios de "quintas de referência técnica e económica com agroflorestas", a simplificação do sistema de concessão de subsídios, a compreensão do impacto sobre o rendimento das culturas e soluções para questões de gestão, tais como a redução dos custos do trabalho e de mecanização e a gestão das faixas de gramíneas.

Se você gostaria de saber mais sobre a actividade deste grupo, por favor, entre em contato com:
Régis Wartelle (r.wartelle@picardie.chambagri.fr).

Faça download do relatório inicial de stakeholders

An initial report was provided in December 2014.

Download the initial research and development protocol

A research and development protocol was produced in August 2015.

Download the system description

A progress report on the research including a system description was produced in March 2016.

Lessons learnt

Régis Wartelle and colleagues describe the weed distribution across the arable alleys of six field silvoarable systems in Picardie.  In three of the four conventionally managed systems the presence of weed species was greater near the tree rows than in the centre of the arable alley.  The levels of weeds in the two organic systems was higher than in the conventional system and the distribution of the weeds was relatively uniform across the alleys.